Posts RSS Feeds
Inscreva seu email e fique atualizado.

Aquecimento pode obrigar cidades a repor areia das praias, diz cientista

terça-feira, 27 de julho de 2010
Categorias: |



As cidades litorâneas do Brasil precisam se preparar para comprar areia. Muita areia. Segundo o pesquisador Dieter Muehe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a elevação do nível dos mares pelo aquecimento global pode obrigar os municípios a reporem as praias “engolidas” pelo oceano.
De acordo com Muehe, esse tipo de intervenção - comum em locais em que o mar causa muita erosão - pode se tornar cada vez mais necessária nas praias urbanas, pois nelas a areia não pode recuar em direção ao continente com a subida do nível do mar, já que na maior parte dos casos há muros ou ruas na beira da água.
O pesquisador, autor do estudo “Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro”, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2007, é considerado um dos maiores especialistas brasileiros no estudo do litoral.
Sempre quando se trata de aquecimento global todos nós temos uma visão de acontecimento distante e que os danos só serão visíveis daqui há alguns anos. Será mesmo? Pelas praias isso parece que está cada vez mais nos afetando e nós recusamos a dar importância.

Fonte: globo.com

0 comentários: